O mercado de eventos é bastante concorrido. Para se manter relevante nesse setor, já não basta atender às expectativas do público: é preciso superá-las em muito e cativar as pessoas. Por isso, o produtor de eventos precisa lançar mão de alguns recursos para encantar o público e torná-lo fiel, de modo que retornem em edições futuras.

Neste artigo, vamos apresentar alguns recursos que um bom produtor de eventos deve utilizar para tornar a experiência do público incrível. Acompanhe!

Por que investir na experiência do público?

A experiência do público em um evento, seja ele esportivo, musical, cultural ou comercial, é decisivo para o seu sucesso. Isso porque, além de clientes satisfeitos consumirem mais, eles também retornam em edições futuras do evento e ajudam a promovê-lo, indicando e trazendo os amigos e/ou postando nas mídias sociais.

Assim, a experiência do cliente está diretamente ligada ao retorno financeiro do evento e à realização de novas edições. Daí a importância de encantar e conquistar as pessoas que decidiram privilegiar o evento!

Quais os principais pilares da experiência do cliente?

Para oferecer uma experiência positiva ao cliente, que supere suas expectativas e o surpreenda, é importante pensar em alguns aspectos, como, por exemplo, a personalização da experiência, que deve ser uniforme em todos os canais.

Além disso, é necessário ser consistente na promessa e na proposta do evento, oferecendo confiança, entretenimento, segurança e facilidade para os clientes. Dessa forma, é possível melhorar a experiência do público e promover o tão esperado encantamento.

Como atrair público para um evento?

Para atrair o público certo para o evento, é necessário identificar e segmentar o público-alvo, entender onde ele está e o que ele busca. Inclusive, a identificação do público também ajuda a definir o valor e o propósito desse evento.

Tendo esse público devidamente identificado e segmentado, é importante implementar estratégias de marketing eficientes para atingi-lo e promover o evento. O marketing digital pode ser o melhor amigo do produtor de eventos nesse momento.

Investir em técnicas de SEO para atrair tráfego orgânico, tráfego pago, divulgar o evento nas mídias sociais e firmar parcerias com influenciadores relevantes são estratégias que costumam dar bastante resultado.

Para alguns tipos de eventos, as mídias tradicionais ainda trazem bons resultados. É possível investir em faixas, banners, cartazes e panfletos divulgando o evento e, dependendo do porte, até mesmo em anúncios no jornal ou na rádio.

Garota em festival de música sorri e faz pose com copo na mão

Como encantar o cliente em um evento?

E agora, finalmente é hora de passarmos a receita de como encantar os clientes em seu evento e fazer com que eles retornem! Confira estas dicas:

Tecnologia e inovação

Você pode e deve investir em tecnologia e inovação para promover um evento incrível! Apps de interação em tempo real, como enquetes, perguntas e feedbacks, por exemplo, podem aumentar o engajamento. Alguns eventos também podem contar com transmissões ao vivo, garantindo o acesso remoto do público.

Tecnologias de venda de ingressos e de tickets de consumo também são bem-vindas, pois melhoram a experiência, evitam filas e ajudam na organização.

Personalização da experiência

Entendendo qual é o seu público ideal, é possível oferecer itens e experiências que ressoem com o perfil de cada participante, e até mesmo permitir que ele escolha e monte sua própria agenda dentro do evento. Isso pode fazer toda a diferença no encantamento dos clientes!

Design e layout do evento

O planejamento do layout do evento é essencial para garantir o conforto das pessoas no evento. É necessário que elas possam se movimentar facilmente de um ponto a outro, mesmo com o evento lotado. Lembre-se também das boas práticas de acessibilidade!

Além disso, o local do evento deve ser visualmente atraente e, ao mesmo tempo, funcional. Pense nas cores, na iluminação, na ambientação e em outros elementos que ajudam a criar experiências sensoriais.

Engajamento pré-evento

É importante lembrar que o trabalho não começa no dia do evento: todo o engajamento pré-evento é primordial para que ele de fato seja um sucesso! Por isso, vale a pena adotar estratégias de marketing para criar expectativa e engajar o público antes do evento, como oferecer sneak peeks, workshops ou materiais exclusivos para os inscritos.

Atendimento ao cliente

Um atendimento impecável é imprescindível em eventos de qualquer porte. Por isso, é importante contar com uma equipe bem treinada para atender e surpreender o público. Os colaboradores devem estar preparados para lidar com imprevistos e manter a satisfação dos clientes durante todo o período do evento.

Gerenciamento de crises e imprevistos durante eventos

É crucial ter um plano de gerenciamento de crises para lidar com imprevistos e assegurar que o evento ocorra de forma tranquila. 

As equipes devem ter uma enorme capacidade de adaptação e de resolução de problemas. Assim, mesmo que haja alguma adversidade, ela será bem contornada e não arruinará a experiência do público.

Como a Yuzer pode ajudar a proporcionar um evento incrível para o público?

A Yuzer é a parceira de que você precisa para tornar o seu evento memorável! As soluções que oferecemos permitem ao produtor de eventos personalizar e aprimorar a experiência do público no evento, aumentando as chances de que as pessoas retornem no futuro.

O nosso mini totem de autoatendimento, por exemplo, torna o processo de compra de alimentos e bebidas mais ágil e fácil, sem filas nem necessidade de interagir com um vendedor. A compra é intuitiva, simples e muito rápida. Basta selecionar os itens desejados, escolher a forma de pagamento, pagar e esperar o pedido.

Já o nosso menu virtual permite exibir todos os produtos disponíveis no cardápio diretamente na tela do smartphone do cliente, facilitando a compra. Ele é muito fácil de usar: basta o cliente escanear o QR code, selecionar os produtos que quer comprar, realizar o pagamento, aguardar e retirar o pedido com o QR code gerado.

A Smart Yuzer é o nosso sistema inteligente para máquinas de cartão. Ela é inovadora pois reúne toda a operação de vendas do evento em um só dispositivo. O sistema é eficiente e dinâmico: o cliente faz um pedido, o vendedor seleciona os produtos e, após o pagamento, o dispositivo imprime os tickets com o QR code gerado e o comprovante fiscal.

Elevando o nível do seu evento com a Yuzer!

Encantar o público não é um diferencial, mas sim uma urgência. Sem isso, não há como um produtor de eventos se manter nesse mercado tão competitivo. E o uso da tecnologia é essencial para promover uma experiência inesquecível aos participantes do evento! 

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