O mercado de eventos está cada vez mais aquecido. E o sucesso de um evento é medido não apenas pela quantidade de participantes, mas também por quão eficiente foi a sua organização, já que isso está diretamente ligado à experiência dos clientes. A venda de tickets e ingressos não foge a essa regra.

Para que o evento seja bem-sucedido, atraia o público e encante os participantes ao final, fazendo com que voltem outras vezes, é fundamental que a experiência seja boa, incluindo o processo da compra dos tickets e ingressos.

Para facilitar esse processo, o ideal é utilizar ferramentas específicas para esse fim, que permitam aos produtores do evento vender os ingressos de uma maneira simples, rápida e intuitiva

Neste artigo, vamos explicar para que servem as ferramentas especializadas para a venda de tickets e ingressos e apresentar 4 opções para o seu evento. Acompanhe!

A importância de ferramentas robustas para venda de tickets e ingressos

Utilizar ferramentas tecnológicas na gestão e venda de ingressos, especialmente em eventos de grande porte, é fundamental para que a experiência de compra dos clientes seja satisfatória. Muitas vezes, erros e bugs na hora de fechar a compra do ingresso irritam os clientes e podem fazer até mesmo com que desistam da compra. Resultado: menos participantes no seu evento, menos faturamento.

Por isso, ao escolher a ferramenta utilizada para a venda de tickets e ingressos, é fundamental que ela seja robusta o suficiente para não cair, não gerar vendas em duplicidade, não dar erro bem na hora de concluir a compra e nem apresentar nenhum tipo de gargalo no processo.

Por que usar ferramentas especializadas para venda de tickets e ingressos?

O uso de ferramentas específicas para a venda de tickets e ingressos traz vários benefícios e simplifica muito a vida dos produtores de eventos.

Uma das principais vantagens é a facilidade de gestão. As informações sobre as vendas ficam centralizadas na plataforma, de modo que é mais fácil ter tudo sob controle. Além disso, as plataformas proporcionam mais segurança para as transações, protegendo tanto o organizador do evento quanto o usuário.  

Vender tickets e ingressos usando uma plataforma especializada também melhora muito a experiência dos usuários, já que essas plataformas têm uma interface intuitiva, um processo de compra fluido e aceitam uma grande variedade de formas de pagamento, inclusive com possibilidade de parcelamento.

Outra vantagem é a possibilidade de integração com outras soluções que a empresa já utiliza, como sistemas de CRM e gateways de pagamento.

Praticidade para eventos de pequeno porte

Para eventos de menor porte, a ferramenta utilizada pode ser mais simples, sem tantos recursos. Afinal, a procura vai ser menor, e as preocupações com o controle dos ingressos vendidos e com o número de acessos, também. Além disso, a ferramenta não precisa oferecer tantas integrações com outros sistemas.

Mesmo eventos gratuitos podem se beneficiar do uso de ferramentas específicas para a retirada de ingressos. Nesse caso, os usuários podem retirar gratuitamente na plataforma, mantendo um registro de quantos ingressos foram disponibilizados para maior controle dos produtores.

Em eventos menores, a praticidade é o que mais conta. O processo de compra ou de retirada de ingressos deve ser simples e dinâmico para os usuários. Além disso, deve-se observar o custo-benefício da plataforma, pois algumas cobram taxas proibitivas para eventos de menor porte, sobretudo se forem gratuitos.

Soluções integradas para eventos de grande escala

Já eventos de grande porte exigem um cuidado ainda maior com o controle de ingressos vendidos, o atendimento ao cliente, a segurança das transações, a integração com outros sistemas, entre outros fatores.

Isso porque esses eventos de grande escala atraem um público maior, o que pode levar a picos de acesso no site da plataforma de vendas e a instabilidades nos acessos, bem como a tentativas de fraudes.

O atendimento também precisa ser muito eficiente e ágil, já que provavelmente haverá mais dúvidas e problemas relacionados à compra de ingressos, que precisarão ser resolvidos com prontidão.

Em eventos grandes, a integração com outras plataformas, como o sistema de CRM utilizado pela empresa que produz o evento, é fundamental. Por isso, essa é uma característica que deve ser priorizada.

 

 

Ferramentas para vender tickets e ingressos

Existe uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para mediar e facilitar a venda de tickets e ingressos para eventos, cada uma delas com características próprias. Confira, a seguir, algumas das principais ferramentas para vender tickets e ingressos disponíveis no mercado e suas particularidades.

Sistemas de tickets online

As plataformas de vendas online estão se tornando cada vez mais populares, uma vez que simplificam muito a compra de tickets e ingressos.

Elas funcionam mais ou menos como uma espécie de e-commerce, só que os produtos comercializados são ingressos para eventos presenciais ou online. Podem ser usadas, inclusive, para retirada de ingressos em eventos grátis.

Existem diversas plataformas específicas para a venda de ingressos e, na hora de escolher qual você vai utilizar em seu evento, é necessário considerar alguns aspectos importantes.

Um dos fatores de escolha é a facilidade de uso, uma vez que ela se reflete diretamente na experiência dos usuários. Por isso, priorize plataformas que tenham uma interface intuitiva e sejam fáceis de navegar. O processo de compra deve ser simples para evitar desistências.

Leve em consideração também os métodos de pagamento aceitos: quanto mais convenientes as plataformas forem e mais formas de pagamento digital oferecerem, melhor para os clientes e para os produtores do evento.

Avalie, também, a segurança do processo de compra. A plataforma deve se responsabilizar pela segurança e pela privacidade dos dados dos usuários e ter um sistema estável, que evite falhas durante o processo de venda.

Verifique as funcionalidades oferecidas pela plataforma e se ela oferece integrações com outros sistemas.

Por fim, leve em consideração os custos da plataforma. O valor das taxas varia bastante e é preciso escolher a que oferecer a melhor relação custo x benefício.

Aplicativos móveis de venda de ingresso

Hoje, existem aplicativos móveis que permitem a compra e o gerenciamento de ingressos para eventos. As próprias plataformas de vendas de ingressos muitas vezes disponibilizam seus próprios apps para tornar a compra mais acessível.

Entre os benefícios de se utilizar um aplicativo móvel de venda de ingressos estão a rapidez e a fluidez do processo de compra e a possibilidade de enviar notificações aos compradores (com lembretes e informações do evento, dicas, promoções e outros conteúdos relevantes).

Além disso, esses apps permitem gerenciar os ingressos comprados de forma simples e intuitiva. Para os clientes, isso é muito prático, porque os ingressos comprados para todos os eventos a que ele vá comparecer ficam em um só lugar, ao alcance de um mero clique.

Totens de autoatendimento

Os totens de autoatendimento nada mais são do que máquinas em que os clientes podem fazer suas compras por conta própria, sem depender de um atendente para mediar o processo. Eles normalmente são bem acessíveis e intuitivos, fáceis de usar e aceitam múltiplos meios de pagamentos.

Os totens facilitam muito a vida dos clientes, além de ajudar a reduzir filas, acelerar o processo de compra e, consequentemente, tornar a experiência muito mais satisfatória.

Eles podem ser usados para a venda dos ingressos em si e também para a venda de alimentos e bebidas dentro do próprio evento. Quem produz eventos sabe que, muitas vezes, o caos impera na compra de comes e bebes! Longas filas se formam, atrasos e erros acontecem e os clientes ficam muito irritados! O totem de autoatendimento serve para evitar esse tipo de problema também.

O sistema de totens de autoatendimento da Yuzer se destaca no mercado por conta da praticidade, da possibilidade de integração com o sistema de atendimento da empresa, do uso da mesma base de dados dos demais canais de venda e outros benefícios.

Leitores de QR code

Outra possibilidade de ferramenta útil para vender tickets e ingressos são os leitores de QR code. Trata-se de dispositivos que permitem a leitura de QR codes para validar os ingressos e tickets de consumo.

Eles podem ser integrados aos totens e sistemas de controle de acesso ao evento, assim, é possível verificar ingressos rapidamente, sem a formação de filas que aborrecem os clientes e pioram sua experiência.

Como controlar a venda de ingressos e tickets de consumo?

Para que o evento seja organizado, é importante controlar a venda de ingressos e tickets de consumo.

Uma boa dica é adotar plataformas de gestão especializadas, que permitam gerenciar o número de ingressos vendidos com mais precisão. Também vale a pena utilizar aplicativos móveis e bilhetagem digital. 

Lembre-se de que o monitoramento do número de ingressos vendidos deve ser feito em tempo real para evitar sobrecarga e garantir que não sejam vendidos mais ingressos do que a capacidade do evento permite. Você pode também definir um limite para cada tipo de ingresso e configurar um alerta para quando eles estiverem se esgotando.

Uma maneira simples de manter as vendas sob controle é utilizar ingressos digitais com códigos de barras ou QR codes que possam ser escaneados e validados na entrada do evento rapidamente, facilitando a gestão e evitando fraudes. Você também pode implementar um sistema de check-in que registre a entrada dos participantes e controle a ocupação do local do evento em tempo real.

É imprescindível ter uma equipe de controle de acesso bem treinada para verificar a autenticidade dos ingressos, resolver eventuais problemas e assegurar que apenas pessoas com ingressos válidos entrem no evento.

No caso dos tickets de consumo, pode ser muito interessante oferecer um sistema de pré-pagamento para alimentos e bebidas, como cartões de consumo pré-carregados, totens de autoatendimento, menus virtuais ou um aplicativo para gerenciar gastos no evento. Monitore as transações e ajuste as opções de consumo para evitar filas e garantir que o serviço seja eficiente.

Não se esqueça também de gerar relatórios detalhados sobre as vendas de ingressos, contendo dados como o número de ingressos vendidos, a receita gerada e o perfil dos compradores. Esses dados podem ser utilizados para ajustar suas estratégias de marketing e melhorar o planejamento para eventos futuros.

Dicas e melhores práticas

Agora, que tal algumas dicas práticas para aumentar as vendas de ingressos, tornar a experiência dos clientes mais satisfatória e gerenciar seu evento de forma eficiente, para que ele seja incrível? Confira a seguir!

Como aumentar as vendas de ingressos de seu evento?

Uma dica imbatível é investir na segmentação e na personalização. Estude os dados disponíveis para segmentar seu público-alvo e criar campanhas personalizadas que conversem diretamente com ele. Você pode oferecer condições especiais, fazer promoções e criar conteúdos relevantes para grupos distintos de possíveis clientes.

Você também deve adotar estratégias de marketing digital para divulgar seu evento nas mídias sociais, nos anúncios do Google, nos canais de influenciadores da área e em outras mídias relevantes. 

Nem precisamos dizer que o processo de compra de ingressos precisa ser simples e rápido, né? Também é importante oferecer várias opções de pagamento e evitar etapas desnecessárias que possam desmotivar o cliente e levá-lo à desistência.

Por que oferecer uma boa experiência aos clientes?

Proporcionar uma experiência agradável aos clientes é o segredo do sucesso de qualquer evento, seja ele cultural, esportivo, musical ou gastronômico. É fundamental que os clientes tenham a melhor experiência possível na compra do ingresso, recomendem o evento e voltem a comparecer.

Uma das formas mais eficazes de melhorar a experiência que o público tem no evento é adotar a tecnologia, tanto antes quanto durante e depois do evento, para uma maior imersão e engajamento do público.  

Como melhorar a experiência dos clientes no evento?

Para começar, toda a comunicação deve ser clara e transparente. Mantenha os clientes informados sobre tudo que for acontecer no evento, incluindo alterações no horário ou na localização, quando houver. Certifique-se de que todas as informações estejam acessíveis.

No que diz respeito à experiência no evento, uma boa organização é essencial. A logística (como acesso ao evento e filas) deve ser eficiente e o atendimento deve ser atencioso. Inclusive, vale a pena manter uma equipe bem treinada e disponível para resolver problemas a qualquer momento, pois um bom atendimento pode converter uma experiência desastrosa em uma memorável. Assim, você evita frustrações.

O pós-evento também é importante. É importante manter o contato com os participantes, enviando agradecimentos, fotos ou vídeos e convites para eventos futuros. Isso contribui para a fidelização. Além disso, faça pesquisas para avaliar a percepção do público sobre o evento e colher reclamações e sugestões. Assim, será possível fazer melhorias para os próximos eventos.

Como coordenar um evento de sucesso?

Gerenciar e coordenar eventos pode ser uma tarefa bastante complexa, mas, com um planejamento cuidadoso e uma boa organização, você pode garantir que tudo corra bem.

Por falar em planejamento, ele deve ser bem detalhado. É necessário definir o objetivo do evento, estabelecer um orçamento (e se ater a ele) e criar um cronograma com todas as atividades e prazos importantes. Planeje, ainda, como será feita a comunicação com os participantes antes, durante e após o evento.

A escolha do local é outro ponto de atenção. Escolha um lugar que atenda às necessidades do evento em relação ao tamanho, à localização e à acessibilidade. Preocupe-se também com a logística de transporte e estacionamento.

Quanto à equipe, não tem muito mistério. É preciso que cada um tenha responsabilidades claras e saiba delegar tarefas. Garanta também que todos estejam cientes de suas responsabilidades e dos prazos a serem cumpridos. Os fornecedores e parceiros também devem ser confiáveis e agregar valor ao evento.

Por fim, use a tecnologia a seu favor. As ferramentas tecnológicas ajudam no gerenciamento de inscrições, na promoção do evento, na coleta de feedbacks e, é claro, na venda de tickets e ingressos.

Yuzer: encontre a solução perfeita para bombar o seu evento!

A Yuzer é a parceira ideal para seu evento. Nossas soluções permitem personalizar a experiência de venda de tickets e ingressos. Além disso, há a possibilidade de integração com sistemas de gestão e de automação de processos.

Nosso totem de autoatendimento, por exemplo, torna o processo de compra de tickets de consumo muito mais prático e ágil. As pessoas conseguem adquirir seus produtos por conta própria, sem precisar interagir com um atendente, de uma maneira simples e intuitiva.

A compra é feita de forma ágil, sem complicações: é só escolher os produtos que quer comprar, fazer o pagamento usando o meio de sua preferência entre os muitos aceitos e retirar o pedido.

Nosso menu virtual é outra facilidade que não pode faltar em seu evento. É uma solução que permite exibir todos os itens disponíveis no cardápio no smartphone do cliente, transformando celulares em pontos de venda.

Para usar, é muito simples: basta escanear o QR code, escolher os produtos desejados, realizar o pagamento com meios digitais, esperar e retirar o pedido com o QR code gerado.

Já a Smart Yuzer é o nosso sistema para maquininhas de cartão. Trata-se de um sistema inteligente que reúne toda a operação de vendas do evento em um só dispositivo. O sistema é acessível e intuitivo: o cliente realiza o seu pedido, o atendente seleciona os produtos e, após a realização do pagamento, a máquina imprime os tickets com o QR code gerado e a nota fiscal. Um único equipamento faz tudo, o que torna o processo muito mais ágil e eficiente.

Para além das soluções inovadoras e eficientes, temos outro diferencial que atrai os clientes: a qualidade do suporte. É possível resolver qualquer problema com o apoio de nossa equipe de suporte, que está sempre pronta para auxiliar e prestar um atendimento ágil e eficiente. Isso impacta positivamente os clientes, melhorando a sua experiência e satisfação.

Vender tickets e ingressos com as ferramentas da Yuzer pode fazer toda a diferença para o sucesso de seu evento. Quer saber o porquê? Então visite o nosso site e descubra mais sobre as nossas soluções!