Com a digitalização dos negócios de todos os setores, estar online não é mais uma vantagem competitiva, e sim uma necessidade para as empresas que desejam prosperar. Isso, é claro, também vale para a venda de ingressos. Vender ingressos online é o caminho encontrado pelas empresas para aumentar a adesão e tornar seus eventos um verdadeiro sucesso.
Mas como funciona isso na prática? Afinal, como vender ingresso pela internet para lotar os eventos? Existem plataformas específicas para isso? Não se preocupe: vamos tirar essas e outras dúvidas ao longo deste artigo!
Vale a pena vender ingressos online?
Nos últimos tempos, o comportamento dos consumidores mudou bastante. Mais do que nunca, eles buscam conveniência, facilidade e praticidade na hora de fazer uma compra. E logicamente também esperam uma boa experiência de compra na hora de adquirir ingressos para algum evento.
A digitalização tornou as vendas mais práticas e ainda teve um efeito muito importante: a ampliação do alcance. Hoje, vender ingressos somente em uma bilheteria física não é viável, já que impõe vários obstáculos ao processo de compra.
Por exemplo, é preciso que o cliente se desloque até o ponto de venda em horários restritos e ainda enfrente filas. Além disso, é comum que o comprador não more na cidade onde o evento acontecerá, o que torna a compra antecipada mais difícil.
Por isso, é essencial que os produtores de eventos tenham uma presença online. Mesmo que haja um ponto de venda físico, é importante oferecer aos possíveis participantes a possibilidade de comprar o ingresso pela internet. Isso permite maximizar as vendas, oferecer uma experiência de compra mais agradável e alcançar um público bem mais amplo.
Principais vantagens de vender ingressos online
Vender ingressos online traz uma série de vantagens. Para começar, a comodidade e a conveniência de poder comprar o ingresso a qualquer momento, bastando um dispositivo com acesso à internet, encanta os clientes e melhora a sua experiência em 1.000%. Além disso, o processo de compra é muito fácil e rápido.
Outra vantagem é o alcance global. Há casos em que o cliente mora em outra cidade ou estado e viaja somente para participar do evento, como mencionamos. Isso é muito comum em shows e festivais de música, por exemplo. Nesses casos, a venda de ingressos pela internet permite alcançar um público muito mais amplo que, de outra maneira, não teria acesso.
A redução de filas é outro benefício muito bem-vindo. Nada de ficar horas esperando debaixo do sol para comprar o ingresso para alguma atração: basta acessar a internet e efetuar a compra com total praticidade. Mesmo se houver filas, elas são online e muito mais cômodas.
A possibilidade de escolher o lugar antecipadamente foi outra conveniência trazida pela venda de ingressos online. Hoje, é inimaginável ter que chegar mais cedo no evento só para pegar um bom lugar, mas isso era uma realidade quando a compra era física e o acesso era por ordem de chegada.
Por fim, comprar ingressos online é completamente seguro. Os meios de pagamento estão cada vez mais avançados e as plataformas utilizam tecnologias específicas para melhorar a cibersegurança e evitar fraudes.
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Como funciona a venda de ingressos pela internet?
Para vender ingressos pela internet, normalmente o produtor do evento tem que firmar uma parceria com uma plataforma específica de venda de ingressos, já que elas oferecem um amplo leque de recursos para atender às necessidades de cada evento, métodos de pagamento seguros e todas as ferramentas necessárias para um processo de compra eficiente.
Além disso, as plataformas são bastante flexíveis e a experiência de compra pode ser totalmente personalizada. Elas também costumam oferecer integração com outros sistemas, como o CRM usado pela empresa produtora do evento e ferramentas de automação de marketing, o que facilita a gestão de vendas e o relacionamento com os clientes.
Assim, ao optar pelo serviço de uma boa plataforma de venda de ingressos online, o produtor praticamente não precisa se preocupar com nada, já que ela fornece toda a estrutura necessária para as vendas.
Dicas para adotar um sistema de vendas de ingressos online
O primeiro passo, como você deve imaginar, é escolher a plataforma ideal. Existem várias no mercado, por isso, priorize aquelas que oferecem acessibilidade, várias modalidades de pagamento, um processo de compra fluido e sem erros.
Se possível escolha uma plataforma que funcione também no mobile (afinal, você vai querer que os clientes comprem os ingressos usando quaisquer dispositivos!) e que conte com várias possibilidades de integração, além de oferecer um bom custo-benefício.
Mas o trabalho não termina por aí. É preciso investir bastante na divulgação do evento para que ele seja um sucesso de público. Use e abuse de estratégias do marketing digital para promover o evento, como SEO, marketing de conteúdo, marketing de influência, anúncios online, entre outras.
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Como você pode perceber, vender ingressos pela internet é fundamental para que um evento seja um sucesso! Porém, o êxito do evento depende também de outras variáveis.
Em eventos lotados, é muito comum que o atendimento seja lento, que as filas para pagar sejam enormes, que ocorram erros e atrasos e que os clientes fiquem muito aborrecidos. Isso é péssimo. Ao adotar as soluções da Yuzer, no entanto, é possível proporcionar uma experiência muito mais satisfatória.
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